terça-feira, agosto 28, 2007

28 de Agosto - OGM!

Sempre gostei de uma pequena discussão de ideias e por isso é bem-vinda a intervenção do pedrovsky no post "Há Merdas...". Por ter insinuado que eu não conhecia o que são os OGM aqui deixo uma pequena explicação (com base no pequeno conhecimento que tenho de genética e biologia) e a minha visão das coisas (verão que não sou extremista ao ponto de destruir campos nem de querer apenas transgénicos).

OGM=Organismos que são manipulados geneticamente de modo a atingirem um objectivo pretendido pelo Homem e que podem ter bocados de genoma de outros organismos (neste caso serão Transgénicos). Estes organismos não são obrigatoriamente comida pois a maior parte são insectos e bactérias que são utilizados em investigação científica. Uma enorme aplicação de um OGM é a produção de Insulina Humana PURA para que milhões de diabéticos existentes no planeta não tenham os problemas que existiam há umas décadas atrás aquando do uso de insulina produzida em vacas. Este é apenas um exemplo da aplicação de OGMs que melhoraram e continuam a melhorar a nossa vida.

Quanto aos OGMs a nível de comida, que é o caso desta polémica e uma polémica que deve ser debatida e investigada com certeza, o assunto é mais sensível por uma questão apenas (apesar de se falar da biodiversidade que também é uma preocupação legítima): envolve a possibilidade de fazer mal ao Ser Humano! Como tudo que é novo, o Ser Humano teme. Mas como tudo que é novo também deve ser investigado ao ponto de se ter a certeza que não faz mal à vida humana (ou quase a certeza absoluta já que é o necessário para colocar um medicamento à venda). As alterações genéticas introduzidas em comida normalmente tem como objectivo tornar as colheitas mais resistentes à seca ou a pragas. No caso das pragas é muitas vezes efectuada uma alteração de maneira a que haja a produção de um pesticida natural de modo a matar a praga. Claro que aqui coloca-se logo a questão: um pesticida pode fazer mal a um Ser Humano. Mas como o meu professor de Toxicologia nos informou - "Qualquer substância é tóxica para o ser humano. Depende é das doses", basta olhar para os medicamentos. Até a substância mais necessária à vida no planeta pode ser tóxica - a água (e não, não é por afogamento). Experimentem beber 5 a 10 litros de água por dia e posso garantir que vão morrer devido a isso. Quanto à biodiversidade... a única espécie em perigo aqui são os Humanos! A Natureza é demasiado potente e quando os Dinossauros foram instintos a Natureza fez o favor de nos fazer a espécie "dominante" da Terra (isto do dominante é uma ilusão) e se nós desaparecermos porque eliminamos o que nós pensamos ser a biodiversidade a Natureza faz o favor de a restabelecer! (mas nós não vamos estar aqui para ver isso)

A verdade é que queria escrever mais sobre isto mas depois fica muito extenso. No que respeita à minha visão das coisas: em quase todos os aspectos da minha vida sou bastante pacífico e equilibrado. Gosto de ouvir os dois lados da história porque ouvir apenas um é ser cego dos dois olhos, sim dos dois porque apenas vês o que te contam! Nesta questão dos OMG comestíveis também o sou. Sou a favor que se continue a tentar produzir plantações cada vez melhores e mais resistentes mas também sou a favor que seja tudo bem investigado de maneira a se eliminar 99% da probabilidade de ser prejudicial ao Ser Humano.
Sou contra extremismos. Seja a favor das plantações de OMG seja contra e no caso da notícia de que falava no post anterior é um extremismo de pessoas que apenas ouvem apenas um lado da história.

Resumindo, e dirigindo estas últimas palavras para o pedrovsky, ouvi a "entrevista" toda (não é uma entrevista, é um monólogo de propaganda) que recomendaste e posso dizer que havia muita coisa que desconhecia e que concordo mas outra que é discurso de pessoa que apenas vê um lado mas uma pessoa que sabe falar bem (basicamente é o mesmo tipo de pessoa que existe a favor dos Transgénicos mas... contra. Ideias diferentes mas tipo de pessoa exactamente igual!). Continuo a ser contra acções como a referida na notícia e continuo a achar que quem faz isso é um FDP sem respeito pelas pessoas. Continuo a achar que os que se encontravam na manifestação nada sabiam de transgénicos e muitos eram uma contradição jeitosa já que fumavam (e bem sabes o que as indústrias tabaqueiras fazem) e usavam telemóveis (acho que também sabes que as ondas utilizadas pelas antenas de telemóveis podem potenciar o desenvolvimento de cancro). No fundo no fundo as coisas nunca são a preto e branco... são sempre cinzentas e é por isso que detesto extremismos!
Volto a dizer pedrovsky que és sempre bem vindo aqui, não há muito pessoal que se digne a escrever uma opinião contrária num blog e por isso mesmo agradeço.

7 comentários:

bEtA disse...

Olha, eu tenho a dizer que concordo na rejeição de extremismos e devo acrescentar que acho muito bem que protestem mas quando chegam ao ponto de destruir (seja o que for) perdem logo a razão toda.

Tenho dito.

Anónimo disse...

É como tu dizes: tudo o que é novo, é temido pelas pessoas. Quando se começou a afirmar que a terra era redonda, muitas pessoas foram presas e até mortas por blasfemarem. Apesar de estarmos em pleno séc. XXI, ainda existem inquisições prontas a atacar quem tiver uma opinião diferente da delas.
E o pior é que não olham a meios para atingirem os fins...
Primeiro estudem, investiguem e depois logo se verá. Não ponham a carroça à frente dos bois, como aquele grupo de pessoas (que mais pareciam outra coisa) fizeram naquela plantação...


P.S.-Obrigado pelo endereço daquela música! Ainda me lembro quando apareceu. Foi das minhas preferidas da altura!
Beijinhos!

mac disse...

Há uns anos atrás também se dizia que o micro-ondas era perigoso...hoje em dia é um artigo indispensável numa cozinha.

Mrs. Potter disse...

Concordo plenamente contigo, B. =) Tenho é pena que aqueles "vândalos" (não tenho outro nome para eles)não saibam que há coisas mais importantes, tais como a necessidade urgente de deixarmos usar os derivados do petróleo umas vez que as reservas estão a esgotar-se rapidamente, e mais dia menos dia seremos obrigados a utilizar as energias renováveis que poucos ainda usam. Pergunto-me se aqueles que destruíram os hectares ao homem só utilizam energias renováveis, se se recusam a usar plástico, se fazem reciclagem efectiva e se se recusam a andar de carro. É que isto de se ser diferente e provocador é muito giro, mas ao fim ao cabo são tão hipócritas como o resto da sociedade.

pedrovski disse...

fazer uma comparacao da inquisicao com a destruicao simbolica de milho ainda por cima toxico, parece-me um pouco descabido.
mas se queremos comparar, inquisicao é o que ta ser feita à agricultura tradicional, porque os transgénicos tão a ser introduzidos pelas grandes multinacionais em todo o lado sem o aval das populações!
não esquecer que os OGM contaminam os campos adjacentes e nao so.

uma coisa é discutir se a terra é redonda ou quadrada, outra é alterar genes de plantas e introduzi-los em larga escala no planeta sem saber que efeitos isso tem no ambiente e nas pessoas. ainda por cima nao ha qualquer relacao entre melhoramento de produtividade e os OGM. existe ainda um muito maior uso de pesticidas.
na altura da revolução verde na agricultura também se introduziu os pesticidas e agora tudo sabemos o que está a fazer aos rios e à comida que comemos, ou nao sabemos? alias pesticidas usados ja foram proibidos pq provocavam várias problemas como por exemplo deficiencias nas crianças que nasciam nos sitios onde eram usados, - exemplo os DDT - criado pela monsanto que é hj a maior empresa de OGM . Esses factos foram escondidos pela monsanto.

terra redonda e micro ondas, são questões completamente diferentes, é preciso ter cuidado com as comparações, tamos a falar duma tecnologia que pode causar danos irreversiveis aos ecossistemas, vão-se misturas genes que nunca se misturariam naturalmente. as misturas e relacoes entre plantas levaram milhares de anos a serem o que são hj e são resultado de relações simbióticas ou não, mas sempre segundo as regras que gerem este planeta.

é preciso antes de lançar estas "bombas" no planeta, realizar estudos, mas que sejam independentes e não das proprias empresas que as produzem, e so ate saber se alguma vez soubermos que é seguro devemos lançar no planeta.

repara como agora provavelmente sabes mais do assunto que sabias. isso foi resultado da tua reacção em relacao a acção feita. o objectivo da acção foi mesmo esse, lançar a reflexão.

as vezes as pessoas precisam de um pontapé no cu para acordarem!

não é a destruição de um bocadinho de campo que vai fazer mal a alguem! foi em verdade por um bem muito maior!!

as pessoas e o planeta não pode ser posta em causa, para o desenvolvimento cientifico! sou a favor do desenvolvimento cientifico, mas não um desenvolvimento irreflectido e liderado por grandes multinacionais sem consulta publica.

Anónimo disse...

Dass...tu e o pedrovski podiam trocar telefones e aliviar a malta de explicaçoes tão....minuciosas:)))

Anónimo disse...

Caro Pedrovsky...
As pessoas q são contra os ogm's sabem lá do q falam...Concerteza não existe nenhum produto que seja tao estudado como os ogm´s e com certeza por cientistas crediveis e c formação p isso...
O gene Bt introduzido no milho é um gene pertencente a uma bacteria do solo...ja existe em abundancia na natureza, alias, é usado como insecticida na tao defendida agricultura biologica... Qual perda de diversidade qual que? por acaso pensas q a planta de milho se cruza com mais alguma planta? Achas tb que a planta original de milho era igual que existe hoje? O leitinho que tu bebes, aos anos q provem de vacas alimentadas com milho e soja trangenica!!!!

Deixa mas é de falar ao telemovel q se calhar faz.te bem pior do que comeres ketchup fabricado c ogm's!!!!1