sexta-feira, janeiro 12, 2007

12 de Janeiro - Referendo!

Boas pessoal!
Eu não sei se vocês sabem mas o referendo para a despenalização do aborto é já daqui a menos de um mês (dia 11 de Fevereiro). Por o que vi na televisão, dos referendo até agora efectuados, este vai ser o referendo com maior participação civil na campanha já que foram recolhidas acima de 200mil assinaturas por vários grupos de apoio/contra a despenalização do aborto de modo a poderem participar na campanha.
Sinceramente em relação a este referendo já tenho uma ideia formada mas faz-me confusão é como certos grupos (a maioria deles) do "não" colocam a questão do referendo. Em vez de apresentarem o referendo como "despenalização do aborto" apresentam-no como "a favor" ou "contra" o aborto. Há muitos que talvez digam que não há grande diferença já que ao votar sim está a favor do aborto, o que eu acho que não é bem assim. Vejamos, eu sou a favor da despenalização do aborto já que acho que as pessoas devem decidir de sua própria consciência e não serem forçadas a actuar da maneira como um certo grupo pensa. No entanto, acho que o aborto deverá ser apenas utilizado como o último recurso e NUNCA como um método contraceptivo.
"Mas despenalizar o aborto não vai abrir caminho para que isso aconteça?" - talvez, mas acho que é a moral e educação que se dá às pessoas que vai determinar isso. Por muito que se despenalize o aborto basta ouvir os testemunhos de mulheres que fizeram abortos para saber que não tomou a decisão de ânimo leve e que após o aborto repensou a situação (que nada tem a ver com a lei), isto é, seja crime ou não fazer um aborto a decisão e o "depois" serão sempre difíceis para a mulher. Então porque não melhorar as situações em que é feito o aborto??
Há depois a situação de "quando começa a vida humana" e há quem diga que começa logo após o óvulo ser fecundado enquanto que outros dizem que não é possível determinar o momento exacto. Para mim esta é a situação mais complicada já que mexe com muitas crenças, religiosas na maioria, e que pode ser perigoso contrariar. Sei que há uma religião que "não deixa" que sejam efectuadas transfusões de sangue mas para a maior parte dos católicos isso é "exagero" no entanto são as crenças de um grupo de pessoas. É por isso que digo: cada um deve decidir o que acha melhor. Já sabem, dia 11 de Fevereiro, VOTEM (seja "sim" ou "não", participem).


Mudando agora de assunto, no outro dia falei do iPhone da Apple mas pelos vistos já existia um iPhone que é da Cisco. O que acontece??? PROCESSO da Cisco em cima da Apple! A ver vamos o que vai acontecer.

1 comentário:

tania bonnet disse...

Aborto... é um assunto complicado para mt gente. Eu cá digo sim à despenalização do aborto... a mulher deve decidir (e se o man puder contribuir pa decisão melhor) e ter em conta o que poderá oferecer ou n ao baby se for avante... ha casos que é mesmo a melhor opção e em vez d irem pa espanha ou sei lá, mais vale ser por cá e sem complicações criminosas. passar a ser um meio contraceptivo... pois é provável, mas vamos acreditar que somos pessoas adultas informadas (prq informado soh n eh quem n quer) e capazes de ter raciocínio correcto quando chega a "hora da brincadeira" lol...

Agora o passo é mm votar! votai gente!